Tecnologia do Blogger.

Por que ser doadora de óvulos?

Boa tarde, amores!
Hoje quero falar sobre a doação de óvulos.

Tento engravidar há quase 9 anos e nesse tempo eu fiz alguns exames e nada foi constatado. Eu nunca tive problemas com minha menstruação, nem cólicas tão fortes que fossem consideradas anormais.
Sempre soube que o problema era no meu marido, mas isso é uma longa história que nem sei se vale a pena contar. Enfim...

Eu sofri muito quando vi que meu marido tinha baixa quantidade e que após tomar tantas vitaminas, melhorava em um aspecto, mas piorava em outros. Isso se arrastou por anos. 

Participei de muitos fóruns na internet como o Baby Center, o De mãe para mãe e o E-Family. 
Por ignorância minha sabia pouca coisa sobre doação de óvulos, achava que doação de óvulos só podíamos fazer em outros países porque aqui no Brasil era proibido.

Realmente aqui é proibido receber dinheiro em troca de doar óvulos, mas não doar espontaneamente ou até em troca de um tratamento de infertilidade que a pessoa ou o casal enfrente. Mas foi depois que criei um grupo no Facebook para discutir a infertilidade masculina (coisa que não achamos muito na internet) que aprendi mais sobre doação de óvulos. Através de uma participante que me indicou um grupo só sobre Ovodoação, me aprofundei no assunto e em dois meses eu estava me cadastrando na clínica onde estou fazendo tratamento. Antes tudo que lia sobre FIV é que mesmo com desconto eu pagaria em torno de 10 mil reais e eu não teria esse dinheiro e com a ovodoação eu gastaria muito menos ou nada!

A doação de óvulos ainda é pouco divulgada e discutida. Algumas pessoas veem esse tipo de doação com muito preconceito e desconfiança, mas nada que muita informação possa te ajudar a analisar outros pontos de vista, não é?
Eu não precisei de muito para me convencer. Não sei se isso seria uma qualidade ou um defeito da minha parte, mas eu sou muito mente aberta e eu creio que tudo que fazemos de coração, desde que não prejudique ninguém, é bem visto aos olhos de Deus e doar, independente do que seja, é e sempre será um ato de amor na minha opinião.
Já me deparei com pessoas falando que sentiriam como se "doassem um filho" ou que acham que "doar óvulos é doar filhos". Não concordo e explico o motivo:
Uma mulher doadora de óvulos tem boa reserva para poder doar. Geralmente a gente libera um óvulo por mês, que se não é fecundado, se desfaz e o corpo da gente libera e ai vem a menstruação. Então Se o óvulo fosse um filho, estaríamos abortando todo mês? Ou jogando nossos filhos no lixo em forma de menstruação todo mês? Pode parecer meio radical, mas a ideia de achar uma célula um filho também é. Só lembrando que eu não estou criticando quem pensa diferente de mim, estou apenas explicando meu ponto de vista em relação a esse assunto que é polêmico.

Outra coisa. Se você sofre com a infertilidade, mas tem opções de tratamentos, mesmo que caros, um dia você PODE conseguir. É uma esperança. A gente economiza aqui e ali. deixa de comprar um sapato ou uma maquiagem que gostamos, ou então deixamos a cervejinha de lado. Um dia você pode ganhar um dinheiro, ganhar um aumento. Um dia você pode fazer um tratamento, que seja pelo SUS, sair da sua cidade, do seu estado para fazer em outro, mas você pode ter ESPERANÇA. Mas e a mulher que não pode? E a mulher que depende de você para ter uma gestação? Para realizar o sonho lindo de ser mãe? Uma mulher que, por algum motivo, não tenha óvulos, seja pela idade mais madura, pela falência ovariana precoce ou por coisas piores como o câncer... essa mulher não merece ter uma chance?

Outro motivo: Você adotaria? A mulher que adota é mãe? Se sim, por que a mãe que gerou um bebê na sua barriga, sentiu o primeiro chute, ouviu o primeiro batimento do coraçãozinho, sentiu as dores do parto, comprou e arrumou tudo para o bebê não seria a mãe do bebê, e sim aquela que apenas doou uma célula que sem um espermatozoide nada mais é que apenas uma célula, que seria a mãe? As duas são mães da mesma forma (aquela que adotou uma criança e aquela que recebeu óvulos) pois o que faz uma mulher ser uma mãe é o AMOR. Alguém ama seu óvulo como ama um filho?

Mais um motivo: Mãe sempre vai ser quem cria e quem cuida, quem ama, quem se dedica, quem se preocupa. Uma mulher que doou seus óvulos não passará por isso no lugar da receptora, portanto não será a mãe.

Mais motivos? Você também quer ser mãe e não tem esperanças de ter o dinheiro necessário para uma FIV? Agora você tem mais um motivo para sorrir! Você pode doar, realizar seu grande sonho e ainda fazer o bem à alguém que precisa mais que você. Uma mulher que depende de óvulos não tem essa opção. Ela espera por você!

E o motivo maior: AMOR AO PRÓXIMO!!


Eu não tive problemas com isso. Nunca me questionei sobre minha atitude e nem desejo saber quem é minha receptora, pois sei que isso atrapalha e muito por causa da nossa cultura, mas desejo à essa mulher tudo de maravilhoso e que ela tenha conseguido, em nome de Deus, realizar o seu sonho de ser mamãe!

Sem querer me promover ou me achar melhor do que ninguém até porque tenho amigas que tiveram atitudes infinitamente mais admiráveis nesse mundo da FIV e fora dele, mas sou acostuma a doar. Eu adoro doar, eu sinto muita felicidade no ato de doar. Eu sou doadora de sangue, doadora de cabelos e agora de óvulos. Estudo ser doadora de medula óssea, mas essa eu ainda preciso estudar como funciona melhor, pois sou totalmente leiga.

Fazer o bem ao próximo nunca será feio, pecado ou contra as leis de Deus. Fazer o bem ao próximo é fazer bem ao próprio Deus!

Espero que leiam e reflitam. Não quero causar polêmicas, mas só expor meu sentimento em relação à esse tratamento através do meu ponto de vista de doadora.

Obrigada pela visita, meninas. Até o próximo post!

Visitem e se inscrevam no meu Canal no Youtube e fiquem por dentro do meu tratamento da FIV através de ovodoação:
http://www.youtube.com/canalcahtentantefiv

2 comentários:

  1. Parabéns Cah! Gostei muito de seus argumentos! Realmente, quando não conhecemos algo, nossa primeira atitude é se encher de preconceitos e você, antes disso, procurou se informar e hoje, além de exercer este grande ato de amor que é a doação, está realizando seu grande sonho de ser mãe. Atitudes admiráveis como esta fazem toda a diferença nesse nosso mundo cheio de preconceitos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, linda! Eu espero ter feito, pelo menos, as pessoas refletirem sobre o assunto. O importante de tudo mesmo é pesquisar e saber sobre o que precisamos.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe ricamente. Um beijo no coração!

      Excluir

E quando vem o bebê? Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital